top of page

Deu pau na máquina? Dicas valiosas para você não precisar levar seu Apple numa assistência técnica.

Sim, somos uma assistência ténica especializada em computadores e notebooks Apple, mas o que a gente sempre vai querer é que você mantenha sua máquina saudável, então vamos falar sobre isso.


Seu Mac – Aquele dispositivo que normalmente tá lotado de grande parte a sua vida. Seus projetos, fotos, músicas, criações, lembranças, seus contatos e privacidade.

A gente corta um dobrado quando ele começa a mostrar sinais de cansaço desgaste, ne? E quando a tela fica toda preta, às vezes azul ou enche de letras e números aleatórios? Ou o teclado digita sozinho, manda umas palavras estranhas ou o sistema vem capengando? Que perrengue.

Mas, guenta aí que a gente te ajuda.

Aí vão algumas dicas massa e muito úteis para primeiros socorros do seu Apple. O Reparo e manutenção do seu Mac às vezes pode ser um trem simples que você mesmo pode resolver na sua casa num primeiro momento. Com elas a gente te ajuda a tentar lidar com os problemas mais comuns e, quem sabe, até mesmo restaurar o seu computador à sua antiga forma sozinho.

Num deu bom? Calma, traz pra gente que a AiPedro te ajuda.


1. Diagnóstico: Onde tá o Problema?

Palma palma não priemos cânico. Antes de se enfiar em tutoriais e trocentos vídeos no Youtube, respira e pensa no computador como um organismo vivo com as mesmas funções básicas que qualquer sistema. Primeiro passo, um computador precisa de energia para funcionar, preste atenção por exemplo: Quando você aperta a tecla para ligar e nada acontece ou se ele acende leds e a tela fica preta, se escuta a ventoinha e por ai vai. Reserve um momento para avaliar o que exatamente está errado com o seu Mac. Anote todos os sintomas que você observou: comportamentos estranhos, mensagens de erro e quaisquer outros problemas. Vale bater foto, anotar a lápis num papel de pão, compreender claramente o problema é o primeiro passo para resolvê-lo. Conte-me tudo e não me esconda nada, afinal todo e qualquer detalhe pode fazer bastante diferença.


2. Reinicialização: “Já tentou tirar da tomada?” A Mágica do "Reboot"

Às vezes, a solução está bem à nossa frente, mas não a vemos. Um computador funciona igualzinho a gente: ele precisa dormir pra colocar as ideias em ordem. Não funciona bem quando tá com a cabeça quente e às vezes precisa de um “pedala” pra voltar a órbita.

Então, experimente reiniciar o seu Mac - você ficaria surpreso com quantos problemas simples podem ser resolvidos com um reinício, seja ele normal ou forçado. É como dar uma pequena ajuda ao seu computador para que ele possa recomeçar com as funções renovada. “Ahhh, mas ele não obedece ao comando” então a gente faz ele obedecer “natoramente”, se for iMac ou mini, arranca da tomada mesmo, com ele fora da tomada segure o botão de ligar por cerca de 30 segundos e drene toda energia residual que fica na placa lógica. Se for um Macbook aperte o botão de ligar e segure até que a tela se apague. Feito isso espere alguns minutinhos, tome um café e tente liga-lo novamente. Lembrando que fazer isso uma vez ou outra não vai estragar ou danificar seu Mac, mas é um procedimento não indicado para ser feito regularmente, ok? Tentou uma, duas ou três vezes e não deu certo, aí você traz para darmos uma olhadinha para você. A avaliação não tem custos, exceto alguns minutos do seu tempo, tomando um café conosco.


3. Jogue um balde de água fria no paciente.

Os Macs tem dois comandos super simples que podem fazer toda a diferença no seu perrengue. A Apple equipa seus computadores com duas coisinhas chamadas SMC e PRAM. O reset desses camaradas tem grandes chances de trazê-lo de volta à vida em instantes. Cada modelo tem um comando diferente, mas deixamos aqui um link da própria Apple para que você consiga você mesmo tentar desfibrilar o seu computador.

Add links da Apple (ou colocar um nosso)


4. Atualizações (Updates): Colocando tudo novo, de novo!

Muitas vezes, as atualizações de software da Apple incluem correções para problemas conhecidos mas infelizmente em alguns casos traz à tona problemas que estavam ocultos até então. Certifique-se de que o seu sistema operacional, aplicativos e drivers (de terceiros) estejam atualizados. Isso não apenas ajuda a resolver problemas, mas também os evitar, além de melhorar a segurança, estabilidade e desempenho geral do seu Mac.


5. “Não entre sem a ajuda de Profissional”: Tentou de tudo e, nada?

Se o problema persistir ou você se sentir desconfortável com a ideia de realizar reparos por conta própria, tá na hora de buscar a AiPedro. Aqui temos o conhecimento e as ferramentas necessárias para diagnosticar e resolver problemas de maneira eficaz, com segurança e agilidade.


6. Protegendo seus Dados: Só backup salva!

Antes de se aventurar em qualquer tipo de reparo, faça um backup completo dos seus dados importantes. O próprio iCloud já faz isso sozinho, mas precisa estar devidamente configurado. Isso é uma garantia de que, mesmo que algo dê errado, você não perderá suas preciosas fotos, documentos e arquivos.

Não sabe fazer? E se por algum motivo perdeu ou não está atualizado, traz pra cá que a gente faz rapidinho pra você.


7. Manutenção preventiva é sempre melhor que corretiva.

A prevenção é sempre melhor do que a cura. Realizar manutenções regulares, como limpeza interna, remoção de poeira, troca de pasta térmica e atualizações de software, costumam ajudar e MUITO a evitar problemas no futuro, você ficaria surpreso como. A boa e velha “mas nunca me deixou na mão” é umas das frases mais ouvidas por nós e é normalmente dita por alguém em apuros que negligenciou por tempos a manutenção do equipamento. Por exemplo se você tem Pets (temos dois!), ou fuma perto do seu Mac com certeza ficará surpreso com as imagens internas que fazemos dos equipamentos dos nossos clientes. Fique tranquilo, as imagens são apenas enviadas aos clientes para ciência deles, sem nenhuma identificação e apagadas logo em seguida.

O que pode queremos é que você se lembre que essa máquina que está aí com você é um computador que, se bem cuidado, pode durar por muitos anos. Temos clientes que tem o mesmo Mac há mais de 10 anos.


Por isso, contar com uma assistência técnica especializada em computadores e notebooks Apple, pode te ajudar a manter seu computador vivo por muito tempo. Estar com as manutenções preventivas em dia, com certeza facilita a chance de algum ajuste rápido resolver aquele probleminha que pode vir a aparecer no seu Mac.


Conte com a AiPedro pra isso. Passa aqui.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page